Já dissia a música: "... chocolate, vale mais do que ouro...", e não é, que é verdade mesmo, e isso não é de hoje, na América Central pré-colombiana, grãos de cacau eram usados como moeda. Todas as áreas conquistadas pelos astecas eram obrigadas a plantar cacau e pagar um imposto em grãos.
O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. A civilização Maia cultivava o cacau em seus quintais, e das sementes, fazia-se uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta, e eles acreditavam que essa bebida combatia o cansaço.
Já os europeus só foram apresentados a esse grão após a derrota dos astecas, quando passou a ser consumido pelas cortes europeias na forma de bebiba. Para acompanhar a demanda da novidade, o exército espanhol começou a cultivar o cacau em plantações na América, usando o trabalho de escravos nativos.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Com a Revolução Industrial, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.
O tradicional chocolate ao leite brasileiro possui um baixíssimo percentual de cacau, e é rico em açúcar, aromatizantes artificiais e em gordura hidrogenada. Comparando-se uma barra de chocolate comercializada no Brasil e na Europa, as mesmas empresas oferecem produtos com uma grande diferença de qualidade.
Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias, entre outros. Só é preciso ter cuidado com a ingestão de grandes quantidades, por ser altamente calórico, aumenta o risco da obesidade.
Atualmente no Brasil, uma das franquias mais rentáveis para investimento, trata-se de uma empresa que trabalha com chocolate, a Cacau Show.
Mas todas essas informações, são para garantir ainda mais o fascínio que eu e 99% da população tem por chocolate. E por isso vou colocar algumas dicas para se trabalhar com chocolate e também algumas receitas.
O primeiro passo para se trabalhar com chocolate, é a compra do produto e o derretimento do mesmo. E tenha certeza que uma coisa está completamente ligada a outra, hoje em dia no mercado existem muitas marcas de chocolate, e dependendo do que se queira fazer e da qualidade do produto, e necessário escolher muito bem, e o principal ponto a ser observado, é a quantidade de gordura hidrogenada no produto, quanto mais gordura, menos saboroso é o chocolate.
Como derreter o chocolate
A temperatura adequada para derreter o chocolate é de aproximadamente 40º. Sendo derretido a essa temperatura não perderá suas características de textura e sabor.
Na panela em banho-maria
- Pegue a quantidade desejada de chocolate, pique ou rale em ralo grasso;
- Coloque na parte superior da panela. A parte inferior deve estar com água a uma temperatura de 40º;
- Mexa até completar o derretimento;
- Veja a textura.
Nunca derreter o chocolate em banho-maria com o fogo ligado, pois o chocolate pode queimar ou mesmo ficar com porosidade.
No microondas
Coloque o chocolate ralado em um marinex (ou qualquer utensílio que possa ir ao microondas) e leve ao forno em potência média, por cerca de 3 min. Tire a cada minuto e mexa até completar o derretimento.
Ao derreter o chocolate no microondas observe que para cada 500g de chocolate a potência utilizada deverá ser potência média, por cerca de 3 min. Passado o tempo verifique que mesmo mantendo uma casquinha por cima, ao mexer com uma colher, o chocolate deverá estar no ponto de derretimento. Caso esse tempo não seja suficiente, coloque por mais alguns segundos.
Choque térmico
Um dos fatores de suma importância no trabalho com o chocolate a base de manteiga de cacau, é o choque térmico. Essa diferenciação de temperatura é que proporciona brilho, bom aspecto, consistência ideal para o manuseio e conservação. Feito o processo de derretimento, o choque termico pode ser dado de duas maneiras:
- Na água
- No mármore
Aguardem as próximas receitas!!!
Grande abraço e até mais!!!
Um comentário:
gostaria de saber como fazer ovo do palmeiras do corintias e do sao paulo
Postar um comentário