Bem-vindo ao meu Blog, espero que goste!
RSS

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalhando com Bicos de Confeitar - Parte I


A arte de confeitar é bastante antiga, mas a cada dia encanta e aprimora-se ainda mais, são diversas as técnicas utilizadas, como também a materia prima empregada.

Entre os materiais mais utilizados nessa arte, estão os Bicos de Confeitar, que são pequenos cones de metal ou plástico, com diferentes acabamentos nas pontas.

Utilizados por confeiteiros desde os tempos antigos, hoje se encontra no mercado mais de 300 modelos de bicos. Alguns deles se tornam indispensáveis para a confeitagem de bolos.

Os bicos podem ser reconhecidos pela numeração ou pelo nome da classe à qual pertence. Os nomes das classes relacionam, o bico com seu acabamento ou com a função que cumprem.

São eles:

Perlê – Tem acabamento redondo liso. São indispensáveis para fazer trabalhos no sistema de pressão.

Pitanga – Tem acabamento em forma de estrela. Permite a decoração de um bolo inteirinho, fazendo uma estrela ao lado de outra.

Pétala – São usados para fazer as pétalas da maior parte das flores em glacê real.

Babado -São bicos especiais para fazer babados. Dentre eles há duas famílias: uns são lisos e outros serrilhados.

Serra - Dentro da classe dos bicos serra vamos encaixar os retos e os perlês riscados.

Folha – Apesar de serem apropriados para fazer folhas, estes bicos podem ser utilizados com movimento de concha e ziguezague.

Flores – De diferentes modelos, são reconhecidos por terem um prego no meio. Formam flores simples, mas rápidas e fáceis de fazer.

Chuveirinho – Parecem com um dedal e são apresentados em dois tamanhos. Servem para imitar grama, pêlos de animais ou cabelos de palhaço.

Curvos – São utilizados tanto para a realização de bolos como para acabamentos em geral.

Dois fios: Ornamentação de superfície lisa, dá um aspecto bonito com paralelismo ou entrecrusamento dos fios, imitação de ripas, vitrais e papel pautado.

Telhado: Castelo, quiosque, casinha.

Cordão Rei: Arremates das bordas dos bolos, bandejas e tabuleiros.


Vamos ao passo a passo para confecção de um lindo bolo.

Materiais:
  • Bicos: serra diagonal nº723, pitanga nº41 e 22, perlé nº 21E, 30 e 80, pétala nº401, folha nº 007 e 056 e flor especial nº 921;
  • Cartucho papel descartável;
  • Corante alimentício na cor rosa;
  • Glacê real;
  • Saco de confeitar.

Receita de Glacê Real


Ingredientes:
  • 1Kg de glaçucar;
  • 4 colheres (sopa) de merengue powder;
  • 1 colher (sopa) cheia de cremor tátaro;
  • Aproximadamente 10 colheres (sopa) de água gelada.
Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes na batedeira. Bata em velocidade baixa. Misture bem e, em seguida vá aumentando a velocidade da batedeira. Bata de 5 a 10min, até chegar ao ponto de suspiro firme.


Ponto Concha
  • Com o saco de confeitar, o glacê real tingido de rosa e o bico serra diagonal nº723, decore a parte inferior do bolo de baixo, fazendo movimentos para cima com pontos conchas. Para fazer cada concha, pressione o saco de confeitar, puxando um pouco para cima, até conseguir uma concha, pare de apertar e puxe. Repita esses movimentos em sequência até conpletar toda a volta do bolo.
  • Em seguida, utilize o bico pitanga nº41 com o glacê tingido de rosa mais escuro para decorar o centro de cada concha. Pressione e puxe delicadamente de modo a fazer pequenas pitangas.



Ponto Cordão

  • Faça os cordões com o bico perlê nº30. Os movimentos são arqueados para baixo e o bico so encosta no bolo no início e no final do cordão. Note que a simetria é fundamental.
  • Trabalhe o detalhe entre os cordões com o bico serra diagonal nº723. Faça um ponto concha na vertical com movimentos de cima para baixo entre os cordões. Aperte o saco de confeitar, obtenha uma concha, pare de apertar e puxe.


  • Utilize o bico perlé nº30 para compôr os detalhes sob o ponto concha. Note que são gotas sucessivas, e é necessário apertar e puxar o saco de confeitar, parar de pressionar e puxar para definir o formato.


Ponto Concha Inversa
  • Trabalhe o último andar do bolo com o bico flor especial nº921. Faça uma concha para cima e outra para baixo, com movimentos alternados (um voltado para cima e o outro para baixo). Lembre-se de apertar o saco de confeitar até conseguir a concha, parar de apertar e puxar.

Ponto Concha 2
  • Decore a base entre os dois bolos com o bico pitanga nº22. Pressione e puxe de maneira a compôr uma sequência de conchas. Para isso, aperte o saco de confeitar até conseguir uma concha, pare de apertar e puxe. Repita essa sequência de movimentos até completar toda a base.
  • Em seguida, utilize o bico folha nº056 com o glacê rosa escuro. Trabalhe a frente do ponto concha definindo pequenas folhas horizontais. Para isso, pressione o saco de confeitar até compôr uma folhinha, pare de apertar e puxe.



Execução: Elisa Nathaly e Silvana Xavier


Dicas:

  1. Ao fazer os pontos com os bicos de confeitar, é muito importante parar de apertar o saco primeiro para depois puxa-lo. Caso contrário, o glacê continuará saindo pelo bico enquanto você puxa o saco de confeitar, e então, o trabalho ficará demormado.
  2. Para que os pontos fiquem uniformes e sigam a linha desejada , é muito importante segurar o saco de confeitar com as duas mãos: uma próxima ao bico e a outra mais em cima. Assim, você consegue mais firmeza e precisão nos movimentos.

É isso ai gente, agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, no glacê, e começar a praticar, não é muito difícil, mas com certeza requer prática, então uma boa idéia é começar a treinar naquelas bases de isopor usadas para fazer bolo falso, ela proporciona uma precisão exata dos movimentos que precisam ser feitos.

Como já dissia alguém, cujo nome não recordo no momento "A prática é aliada da perfeição...", então quanto mais praticarmos, melhor será o nosso trabalho.

Grande abraço e até a próxima!!!

10 comentários:

Marya Klaudia disse...

Seu blog é mara, adorei suas dicas são divinas, tenho muita pratica com pasta americana mas com glace affs sou péssima rss, brigadinhooo
Bjosss

IVA PASSOS disse...

Maravilhoso!!parabéns!

Doris Sochaczewski disse...

Posso compartilhar? tenho uma loja e estou vendendo os bicos, dou credito para voce.
Obrigada
Doris Coisas da doris.

deka sabores do cacau disse...

me ensina a massa do bolo pois o meu quebra muito

Unknown disse...

sou iniciante sabe que eu comprei uns bicos e um saco de confeitar mas nao sei encaixar um no outro.
nao ria estou me esforçando rs
bj obrigada

Unknown disse...

Oi estou procurando há meses esse bico serra diagonal 723 e nenhuma loja tem, nem online nem física e não sei nem quem é o fabricante, vc poderia me orientar aonde encontro e qual é o fabricante

Unknown disse...

muito bom,amei

Unknown disse...

Adorei. Muitas informações que eu desconhecia. Parabéns!

Unknown disse...

Nao acho o raio desse bicos parecem que são de conto de fadas , que não exitem

Unknown disse...

acheio os bicos eles são importados da argentina o site são esses
www.parpen.com.ar

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails