Bem-vindo ao meu Blog, espero que goste!
RSS

quinta-feira, 25 de março de 2010

Purê de Macaxeira Especial


Como boa Paraibana que sou, aprecio e muito a macaxeira, é realmente um ingrediente inprescindível na mesa dos nordestinos, seja ela simplismente cozida e servida com algum tipo de ensopado, ou na forma de bolos, cremes, purês, bolinhos recheados e até mesmo frita. Em algumas regiões ela aparece com outras denominações, sendo as mais conhecidas aipim e até mesmo mandioca, pelo menos eu conheço mandioca como sendo outro tipo de raíz, que inclusive é utilizada para fabricação da farinha de mandioca, e que não pode ser consumida sem antes passar por um processo de torragem, para eliminação de uma substância venenosa que possui, mas voltando a macaxeira, coloquei aqui uma receita que adoro e que sempre faço, o Purê de Macaxeira. Vamos a receita:



Ingredientes do Purê:

1 kg de Macaxeira;
400 ml de leite;
2 colheres de sopa de manteiga;
Sal a gosto;
Queijo de coalho ralado,a gosto;
Manteiga da terra a gosto.

O primeiro passo é a escolha da macaxeira, alguns dizem que é questão de sorte, outros ja destacam alguns segredos, o primeiro deles seria a aparência, que deve ser de nova e com a casca apresentando uma certa descamação, a parte interna deve ser branquíssima e sem nenhuma mancha escura, e a casca deve se soltar facilmente. Após lavada e descascada a macaxeira vai ao fogo com água suficiente para sua total imersão, após fervura não demorará muito até que ela comece a amolecer, nesse momento adicione o sal, que deve ser a gosto, deixe-a conzinhar bem, até que já esteja desmanchando, desligue o fogo, retire o escesso de água e deixe esfriar. Depois de fria passe a macaxeira no liquidificador aos poucos, utilize um pouco da aguá que restou do cozimento e o leite, após término desse processo leve-o ao fogo juntamente com a manteiga, mexendo sempre até começar a ferver. Retire de fogo coloque a metade em um refratário, coloque o recheio e cubra com a massa restante. Jogue o queijo de coalho e a manteiga da terra por cima e pronto, na hora de servir leve ao forno para derreter o queijo e bom apetite.

Recheio:

300g de carne de charque (carne seca);
1 linguiça calabresa defumada;
1 cebola ;
2 colheres de sopa de nata fresca (opcional).
Pique a carne de charque em pequenos pedaços, escalde-a em água fervente para retirar o excesso de sal , escorra, e depois frite-a juntamente com e linguiça picada, quando ja estiverem douradas junte a cebola cortada em fatias bem finas, eu gosto de acrescentar a nata fresca que além de dar um sabor a mais ajuda a incorpar o recheio, pelo menos aqui no nordeste é facilmente encontrada em padarias, mercadinhos e na feira, depois de acrescida ao recheio nao deixe a nata ficar muito tempo no fogo, para que ela nao se transforme toda em manteiga. Retire o utilize-a como mencinado a cima.


Dicas: Várias são as opções de recheios que poderão ser usadas para essa receita, essa mencionada a cima é especial para mim, mas tabém pode ser usado frango, carne de sol, camarão, fica por conta do gosto e da criatividade de cada um.
Espero que tenham gostado!









3 comentários:

Unknown disse...

Olá Raquel, adorei seu blog, ele é mto fofo!! Vou te linkar no meu blog ok!! Mto bom te conhecer!! bju grande

claudia arte em bolos disse...

0la2 adorei o seu blog 2beijos

Raquel Sales disse...

Oi simone! Que surpresa boa te encontrar com esse blog. Estav procurando uma receita de purê de macaxeira, como eu sei que vc cozinha bem vou usar sua receita.
Beijosss

Raquel Sales

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails