Bem-vindo ao meu Blog, espero que goste!
RSS

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Serpente e o Sábio


Contam as tradições populares da Índia que existia uma serente venenosa em certo campo. Ninguém se aventurava a passar por lá, receando-lhe o assalto. Mas um santo homem, a serviço de Deus, buscou a região, mas confiado no Senhor que em si mesmo. A serpente o atacou desrespeitosamente. Ele dominou-a, porém, com o olhar sereno, e falou:

- Minha irmã, é da lei que não façamos mal a ninguém.

A víbora recolheu-se, envergonhada. Continuou o sábio o seu caminho e a serpente modificou-se completamente, procurou os lugares habitados pelo homem, como desejosa de reparar os antigos crimes. Mostrou-se integralmente pacífica, mas, desde então, começaram a abusar dela. Quando lhe identificaram a submissão absoluta, homens, mulheres e crianças davam-lhe pedradas.

A infeliz recolheu-se à toca, desalentada. Vivia aflita, medrosa, desanimada. Eis, porém, que o santo homem voltou pelo mesmo caminho e deliberou visitá-la. Espantou-se, observando tamanha ruína. A serpente contou-lhe, então, a história amargurada. Desejava ser boa, afável e carinhosa, mas as criaturas peseguiam-na. O sábio pensou, pensou e respondeu após ouví-la:

- Mas, minha irmã, ouve um engano de tua parte. Aconselhei-te a não morderes ninguém, a não praticares o assassínio e a perseguição, mas não te disse que evitasses de assustar os maus. Não ataques as criaturas de Deus, nossas irmãs no mesmo caminho da vida, mas defende a tua cooperação na obra do Senhor. Não mordas, nem firas, mas é preciso manter o perverso à distância, mostrando-lhe os teus dentes e emitindo os teus silvos.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Os Mensageiros.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
FEB, 1944.


Moral da história:

Nós vivemos em um mundo onde os sentimentos de orgulho, inveja e egoísmo ainda estão muito presentes, então temos que trabalhar fervorosamente para combater esses sentimentos de dentro de nós mesmos, e saber lidar com a presença deles nos outros.

Temos que lembrar sempre que somos todos irmãos, e por isso mesmo ninguém é melhor nem pior que ninguém, e isso independe de raça, religião, posição social, ou qualquer outra coisa que possa servir como motivo de descriminação entre as pessoas.

Lutar contra os nossos próprios defeitos é sem dúvida, na minha opinião, a batalha mais difícil que travamos em nossa vida, mas também não podemos confundir, ser bom, com ser besta, se não é correto andar com a cabeça sempre acima dos demais, com ar de superioridade, também não o é, se rebaixar a eles, até porque que você fizer isso, o que não faltarão serão pessoas prontas a "montar" em você.

Jesus disse que se você tivesse sua face esquerda atacada, que oferecesse a direita, mas é claro que não devemos absorver essa expressão em seu sentido literal, até porque isso seria um absurdo, as palavras certamente foram ditas no sentido de que, se você for atacado defenda-se da melhor forma possível sem descer ao nível do agressor. Nosso corpo, e nossa oportunidade de vida, são presentes dados por Deus a cada um de nós, e é nossa obrigação cuidar muito bem deles.

Essa é minha opinião com relação a história, se você concorda, discorda, ou tem algo a acrescentar, deixe seu comentário.

Grande abraço e fiquem com Deus!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails