Como boa Paraibana que sou, aprecio e muito a macaxeira, é realmente um ingrediente inprescindível na mesa dos nordestinos, seja ela simplismente cozida e servida com algum tipo de ensopado, ou na forma de bolos, cremes, purês, bolinhos recheados e até mesmo frita. Em algumas regiões ela aparece com outras denominações, sendo as mais conhecidas aipim e até mesmo mandioca, pelo menos eu conheço mandioca como sendo outro tipo de raíz, que inclusive é utilizada para fabricação da farinha de mandioca, e que não pode ser consumida sem antes passar por um processo de torragem, para eliminação de uma substância venenosa que possui, mas voltando a macaxeira, coloquei aqui uma receita que adoro e que sempre faço, o Purê de Macaxeira. Vamos a receita:
Ingredientes do Purê:
1 kg de Macaxeira;
400 ml de leite;
2 colheres de sopa de manteiga;
Sal a gosto;
Queijo de coalho ralado,a gosto;
Manteiga da terra a gosto.
O primeiro passo é a escolha da macaxeira, alguns dizem que é questão de sorte, outros ja destacam alguns segredos, o primeiro deles seria a aparência, que deve ser de nova e com a casca apresentando uma certa descamação, a parte interna deve ser branquíssima e sem nenhuma mancha escura, e a casca deve se soltar facilmente. Após lavada e descascada a macaxeira vai ao fogo com água suficiente para sua total imersão, após fervura não demorará muito até que ela comece a amolecer, nesse momento adicione o sal, que deve ser a gosto, deixe-a conzinhar bem, até que já esteja desmanchando, desligue o fogo, retire o escesso de água e deixe esfriar. Depois de fria passe a macaxeira no liquidificador aos poucos, utilize um pouco da aguá que restou do cozimento e o leite, após término desse processo leve-o ao fogo juntamente com a manteiga, mexendo sempre até começar a ferver. Retire de fogo coloque a metade em um refratário, coloque o recheio e cubra com a massa restante. Jogue o queijo de coalho e a manteiga da terra por cima e pronto, na hora de servir leve ao forno para derreter o queijo e bom apetite.
Recheio:
300g de carne de charque (carne seca);
1 linguiça calabresa defumada;
1 cebola ;
2 colheres de sopa de nata fresca (opcional).
Pique a carne de charque em pequenos pedaços, escalde-a em água fervente para retirar o excesso de sal , escorra, e depois frite-a juntamente com e linguiça picada, quando ja estiverem douradas junte a cebola cortada em fatias bem finas, eu gosto de acrescentar a nata fresca que além de dar um sabor a mais ajuda a incorpar o recheio, pelo menos aqui no nordeste é facilmente encontrada em padarias, mercadinhos e na feira, depois de acrescida ao recheio nao deixe a nata ficar muito tempo no fogo, para que ela nao se transforme toda em manteiga. Retire o utilize-a como mencinado a cima.
Dicas: Várias são as opções de recheios que poderão ser usadas para essa receita, essa mencionada a cima é especial para mim, mas tabém pode ser usado frango, carne de sol, camarão, fica por conta do gosto e da criatividade de cada um.
Espero que tenham gostado!