Bem-vindo ao meu Blog, espero que goste!
RSS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Biscuit Comestivel

Receita de Massa de Biscuit Comestivel

Material:

*2 colheres de sopa rasas de gelatina em po sem sabor ou 1 pacote de 12g;

*5 colheres de sopa de agua fria (para dissolver a gelatina);

*550g de acucar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida);

*3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC;

*2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de agua;

*3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada;

*1 clara de ovo (grande);

*100g de Maizena;

*Corante comestivel nas cores desejadas;

*Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau.

Sobre a goma adraganta ou CMC

Pouco familiar para nos, ela serve para tornar a massa mais espessa. Normalmente utilizada nas industrias de alimentos e tambem em laboratorios farmaceuticos, sempre em produtos que serao ingeridos. Pode ser encontrada a granel em algumas farmacias de manipulacao e casas especializadas em produtos para confeitaria.
Sobre os outros ingredientes da receita
Sao facilmente encontrados em casas que vendem produtos para confeitaria. Normalmente, as lojas enviam seus produtos para todo o pais.

Modo de fazer:

Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na agua fria aos poucos. Acrescente 450g do acucar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose liquida, a gordura vegetal e a clara de ovo. Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre medio e alto, mexendo sempre. Quando a massa adquirir a consistencia de um mingau espesso e comecar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos. Polvilhe entao uma superficie de marmore, formica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pao. Va acrescentando aos poucos o acucar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistencia homogenea. E possivel que voce nao precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o acucar reservado para o manuseio. O importante e que a massa fique macia, elastica, e que se solte facilmente das maos.

Tingir e simples

O resultado do trabalho e sempre melhor se voce deixar para tingir a massa apenas na hora de utiliza-la. A maior parte das pecas e feita com massa tingida com corante comestivel. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem ate obter uma coloracao homogenea, toda por igual.

Dicas:

Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potencia maxima - a consistencia voltara ao normal. Para conservacao da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plasticos e dentro de um recipiente plastico. Nestas condicoes pode durar ate 6 meses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails